Viagem ao Sistema Solar

O SISTEMA SOLAR
Fonte: http://conteudo.sobiologia.com.br/figuras/Universo/sistemasolar.jpg

O Sistema Solar é composto pelo Sol, planetas, seus satélites e os chamados pequenos corpos celestes, que são: asteroides, cometas e meteoros, entre outros.
Todos eles giram em torno do Sol. O Sol é a estrela mais próxima da Terra.
Os outros bilhões de estrelas que compõem o Universo estão tão distantes que os vemos apenas à noite, como pequenos pontos de luz.
Planetas
Chamamos de planeta cada corpo celeste que apresenta as seguintes características, determinadas pela União Astronômica Internacional: tem que estar em órbita ao redor de uma estrela, ter a sua própria gravidade e ter a sua órbita livre, isto é, o caminho que faz não pode ser influenciado ou obstruído por nenhum outro planeta.
São oito os planetas que fazem parte do Sistema Solar, em ordem de proximidade com o Sol: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
Vamos conhecer a origem dos nomes e as características destes planetas:

Mercúrio
Na mitologia: Mensageiro dos deuses
É o planeta mais próximo do Sol. Também destaca-se por ser menor de todos os planetas!
Distância média do Sol: 57.910.000 km
Diâmetro: 4.878 km
Temperatura média: 800 C
Vênus
Na mitologia: Deusa do Amor
O segundo planeta mais próximo do sol. O planeta mais brilhante de todos!
Distância do Sol: 108.200.000 km
Diâmetro: 12.103,6 km
Temperatura média: 480 C
Terra
O terceiro planeta a partir do Sol. Somos o quinto maior planeta do sistema solar e o único capaz de suportar vida! 70% da superfície da Terra é coberto por água, o que é essencial à vida!
Distância do Sol: 149.600.000 km
Diâmetro: 12,756.3 km
Temperatura média: 15 C
Marte
Na mitologia: Deus da Guerra.
O quarto planeta a partir do Sol. Também conhecido por planeta vermelho devido a sua cor.
Distâncias do Sol: 227.940.000 km
Diâmetro:6.794 km
Temperatura média: -63 C
Júpiter
Na mitologia: Deus dos Deuses
O quinto planeta a partir do Sol. É o maior de todos os planetas!
Distância do Sol: 778.330.000 km
Diâmetro: 142.984 km
Temperatura média: -150 C
Saturno
Na mitologia: Deus da Agricultura
O sexto planeta a partir do Sol. Planeta famoso por seus incríveis anéis formado por partículas de rocha e gelo. Também é o planeta que possui o maior número de luas!
Distância do Sol: 1.429.400.000 km
Diâmetro: 120.536 km
Temperatura média: -130 C
Urano
Na mitologia: Deus dos Céus.
O sétimo planeta a partir do Sol. É o único planeta que gira de lado! Ou seja paralelo a sua órbitas ao invés de perpendicular como os demais inclusive a Terra.
Distância em relação ao Sol: 2.870.990.000 km
Diâmetro: 51.118 Km
Temperatura média: -214 C
Netuno
Na mitologia: Deus do Mar O oitavo planeta a partir do Sol e o mais distantes deles. Semelhante a Urano se destaca pelo sua cor azulada! 
Distância do Sol: 4.504.000.000 km
Diâmetro: 49.528 km
Temperatura média: -220 C

Tipos de Planetas
Existem dois tipos de planetas: 
Os planetas terrestres , também chamados de telúricos. São planetas relativamente pequenos em comparação com a maioria dos outros planetas, localizam-se próximos ao Sol e apresentam uma superfície sólida. São eles: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.
Os jovianos , também chamados de gigantes gasosos , são planetas maiores e com a atmosfera composta por gases, principalmente o hidrogênio, o hélio e o metano, e estão bem afastados do Sol. São eles: Júpiter, Saturno Urano e Netuno.

Conheça mais sobre as características de cada planeta no vídeo abaixo:




Viagens Espaciais
O ser humano desde a antiguidade sempre teve curiosidade por conhecer o espaço. O homem primitivo criou mitos a respeito do Universo e como ele funcionava, deixando registrado através de desenhos em cavernas. Os gregos da antiguidade, foram os primeiros a iniciar o estudo e traçar as primeiras teoria, mas o conhecimento mais profundo a respeito do universo veio mesmo a partir do Século XX, com o desenvolvimento tecnológico e as viagens espaciais.
O primeiro contato direto com espaço ocorreu no dia 4 de outubro de 1957, data em que a antiga União Soviética enviou um satélite artificial denominado de Sputnik para primeira exploração espacial. No mês seguinte foi lançado um novo satélite, o Sputnik II, que levava consigo uma cadela de nome Laika, esse fato ficou na história, pois foi o primeiro ser vivo a entrar no espaço.
Yuri Gagarin foi o primeiro homem a entrar no espaço. Pôde observar a Terra de forma externa e viu a olho nu a tonalidade azulada do nosso planeta, essa viagem teve início no dia 12 de abril de 1961.
Isso era só o começo: oito anos depois, em 20 de julho de 1969, a Apollo XI foi lançada rumo à Lua. Em seu interior estavam os astronautas Neil Armstrong, Michael Collins e Edwin Aldrin Jr. Dessa vez o homem foi mais longe, pousou na superfície lunar e os tripulantes tiveram a oportunidade de pisar no “solo” de outro corpo celeste, nosso satélite natural, a Lua.
Atualmente existem milhares de satélites no espaço, cumprindo as mais diferentes funções: monitor o clima, observar o movimento dos astros, os que ajudam na comunicação e os das estações espaciais.
Como funciona um planetário?
O planetário é o nome do equipamento usado para criar um céu virtual, bem parecido com o céu de verdade. Com ele é possível simular a disposição das estrelas, para qualquer época do ano, em qualquer hora.
O planetário fica dentro de uma sala chamada cúpula. Nela há uma mesa de controle de onde o astrônomo envia diversos comandos ao planetário.
Quando a cúpula fica totalmente escura para simular a noite, o planetário projeta os principais astros que poderíamos ver ao observar o céu verdadeiro, mas sem a utilização de lunetas ou telescópios. A cúpula fica toda coberta com milhares de estrelinhas, criando a sensação de que estamos rodeados pelo céu estrelado ou, ainda, viajando pelo espaço. É uma experiência inesquecível!

Curiosidade
Como a Terra, os outros planetas que giram em torno do Sol também têm estações do ano. Alguns, como Marte, apresentam as quatro estações: primavera, verão, outono e inverno. Em outros, existe apenas verão e inverno. No entanto, as estações do ano nos planetas do nosso Sistema Solar são determinadas da mesma maneira que as da Terra.
Fonte:https://www.smartkids.com.br/trabalho/sistema-solar - acesso em março/2018

O Sistema Solar e seus Planetas

Movimento de Rotação e Translação da Terra

O Sol - Imagens da Nasa


A LUA

Pesquisa: Características, superfície, importância para o Planeta Terra
Quais e quando houve expedições para a Lua?






CHEGADA DO HOMEM À LUA

IMAGENS DA LUA - SONDA ESPACIAL JAPONESA



ASTROS QUE COMPÕEM O SISTEMA SOLAR


O Universo é o conjunto de bilhões de galáxias, com os seus planetas, asteroides, estrelas, cometas, satélites naturais, poeira cósmica e outros corpos celestes. Apesar dos avanços da tecnologia e das pesquisas realizadas nas áreas da Astronomia e da Astrofísica, ainda não é possível ter certeza da exata dimensão do universo.

A Via Láctea

Uma das diversas galáxias existentes no Universo é a Via Láctea, onde está situado o sistema solar, que reúne um conjunto de corpos que giram em torno de uma estrela maior, o Sol.
São oito os planetas que fazem parte do sistema solar: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Durante décadas, Plutão foi considerado um dos planetas do sistema solar, mas, em 2006, a União Astronômica Internacional (IAU) classificou esse corpo celeste como “planeta anão”.
Terceiro planeta a partir do Sol, a Terra possui apenas um satélite natural, a Lua, a cerca de 380 mil quilômetros de distância do nosso planeta.

Os Astros do Universo

Existem vários astros no Universo, classificados em estrelas, planetas principais e secundários, asteroides, cometas, meteoritos etc. Mas quais seriam as diferenças entre eles?
  • Asteroide – É um astro rochoso que apresenta forma irregular. No sistema solar, está geralmente localizado em duas cinturas: cintura interna (cintura de Apollo e Amor), entre Marte e Júpiter; e cintura externa, depois de Plutão.
  • Cometa – Astro rochoso que apresenta forma esférica, coberto de poeiras e gases congelados, e que se torna visível quando se aproxima de uma estrela.
  • Estrela – O número das estrelas é incalculável e elas variam em tamanhos, formatos e temperaturas. Este astro apresenta luz própria a partir de diferentes reações termonucleares, fazendo com que brilhe e libere energia. Na constituição da estrela estão presentes grandes quantidades de hélio e hidrogênio, responsáveis pela sua luminosidade. O Sol é considerado uma estrela de tamanho pequeno, mas existem outras bem menores que ele.
  • Planeta principal – Astro rochoso que possui forma esférica e que descreve uma órbita em volta da estrela. Em sua superfície podem estar presentes grandes quantidades de gases. A diferença entre planeta e outros astros, como as estrelas, é que o primeiro é um astro iluminado, não possui luz própria e gira ao redor de uma estrela.
  • Planeta secundário (ou satélite natural) – É um astro rochoso de forma esférica que orbita em volta do planeta principal e possui uma menor dimensão que este.


Fonte: https://www.estudokids.com.br/universo-e-seus-astros




O COMETA HALLEY




ATIVIDADES RELACIONADAS:










Um comentário: